Covid-19. OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou esta quarta-feira uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

A nova rede, chamada CoViNet, expande a rede de laboratórios de referência da OMS para o SARS-CoV-2 (coronavírus na origem da pandemia da Covid-19) que foi estabelecida em janeiro de 2020.

Segundo um comunicado da OMS, a CoViNet inclui, atualmente, 36 laboratórios de 21 países das seis regiões da organização – Europa, Américas, África, Sudeste da Ásia, Mediterrâneo Oriental e Pacífico Ocidental.

Representantes dos laboratórios estiveram esta quarta-feira e na terça-feira reunidos em Genebra, na Suíça, para finalizar um plano de ação para 2024-2025 que permita aos Estados-membros da OMS estarem mais bem preparados para a deteção precoce, avaliação de riscos e resposta aos desafios de saúde relacionados com os coronavírus.

Os dados gerados pela CoViNet irão orientar o trabalho dos grupos técnicos da OMS sobre evolução de vírus e composição de vacinas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fonte: Observador

Scroll to Top